segunda-feira, 2 de novembro de 2009

TEREZINA

Antiga Vila do Poti Teresina foi oficialmente instalada no dia 16 de agosto de 1852, trazida capital pelo conselheiro Antônio Saraiva, que retirou essa condição primeira de Oeiras. Com um traçado geométrico urbano fácil de se trilhar, a cidade expõe árvores frondozas por suas ruas, praças, avenidas e quintais, mantendo o título de "Cidade Verde".

Nos meses considerados de terminação "bro" (setembro a dezembro), o calor é intenso, mas no 1o semestre a temperatura é agradável, especialmente à noite e cedo da manhã. O que existe mesmo em Teresina é o calor humano, por abrigar um povo hospitaleiro e de fácil contato. Única capital que não se localiza à beira-mar, Teresina vive de suas praias fluviais e das lendas que nascem de suas águas ribeirinhas, como a do Cabeça-de-Cuia, ou de suas praças, como a lenda de Num-se-Pode.

Por essa ausência do mar a cidade desenvolveu bastante a sua vida noturna, e semanalmente, existem inúmeras opções de shows, apresentações musicais, teatro, cinema e boates, destacando-se uma culinária típica e de sabor inigualável. Foi assim que os eventos se multiplicaram, e hoje a cidade recebe diversas feiras, congressos e convenções no mês, muitos de caráter nacional e internacional.
Desenvolveu-se também a pequena empresa, especialmente as dedicadas às confecções, fazendo surgir grifes cada vez mais criativas. O artesanato se mantém único, com seus traços característicos na arte santeira, nas cestarias e trançados, nas esculturas, na tecelagem ou nas rendas e bordados.

Teresina mantém ainda os seus casarões coloniais, que guardam a imponência de uma época de domínio português.

FONTE: SITE DO GOVERNO DO PIAUÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINKS

OESTE NEWS

OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 13 BLOGS, 1067 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1085 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.