Antiga Vila do Poti Teresina foi oficialmente instalada no dia 16 de agosto de 1852, trazida capital pelo conselheiro Antônio Saraiva, que retirou essa condição primeira de Oeiras. Com um traçado geométrico urbano fácil de se trilhar, a cidade expõe árvores frondozas por suas ruas, praças, avenidas e quintais, mantendo o título de "Cidade Verde".
Nos meses considerados de terminação "bro" (setembro a dezembro), o calor é intenso, mas no 1o semestre a temperatura é agradável, especialmente à noite e cedo da manhã. O que existe mesmo em Teresina é o calor humano, por abrigar um povo hospitaleiro e de fácil contato. Única capital que não se localiza à beira-mar, Teresina vive de suas praias fluviais e das lendas que nascem de suas águas ribeirinhas, como a do Cabeça-de-Cuia, ou de suas praças, como a lenda de Num-se-Pode.
Por essa ausência do mar a cidade desenvolveu bastante a sua vida noturna, e semanalmente, existem inúmeras opções de shows, apresentações musicais, teatro, cinema e boates, destacando-se uma culinária típica e de sabor inigualável. Foi assim que os eventos se multiplicaram, e hoje a cidade recebe diversas feiras, congressos e convenções no mês, muitos de caráter nacional e internacional. |
Desenvolveu-se também a pequena empresa, especialmente as dedicadas às confecções, fazendo surgir grifes cada vez mais criativas. O artesanato se mantém único, com seus traços característicos na arte santeira, nas cestarias e trançados, nas esculturas, na tecelagem ou nas rendas e bordados.
Teresina mantém ainda os seus casarões coloniais, que guardam a imponência de uma época de domínio português.
FONTE: SITE DO GOVERNO DO PIAUÍ
Nenhum comentário:
Postar um comentário