No extremo norte do Piauí está Parnaíba, município que abriga um potencial turístico imenso com 24 km de litoral e principal desembocadura do primeiro braço do delta do Rio Parnaíba, o rio Igaraçu. |
A cidade já foi, em seus tempos áureos, a fortaleza da economia piauiense. Era por lá que se escoava a produção agrícola e comercial e por onde entravam mercadorias transacionadas com outros estados brasileiros e com a Europa.
Hoje, poucos são os lugares do Brasil que reúnem tão fortes elementos históricos quanto o Porto das Barcas, em Parnaíba. Durante décadas entregue à própria sorte, o seu conjunto arquitetônico é hoje um espaço cultural de inestimável valor, cuja restauração garantiu ao povo piauiense e aos seus visitantes a preservação de parte da memória do Estado. As características originais de seus pisos, telhas, paredes, portas, janelas e luminárias e a utilização de cores que representam uma época marcante são os principais ingredientes que fazem do Porto das Barcas um lugar aconchegante, vivo e que aos olhos de seus visitantes parece pulsar no tempo. Os seus armazéns foram transformados em lojas de artesanato, restaurantes, bares, sorveterias, salões de exposição, espaço para shows, biblioteca, auditório, agências de viagens e informações turísticas, e de seus cais embarcações voltaram a cruzar os rios, dessa vez rumo ao delta do Parnaíba, conduzindo os turistas que de longe chegam para viver os prazeres parnaibanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário