Portão de entrada para o sul e sudoeste do Estado, Floriano (homenagem ao Marechal Floriano Peixoto) nasceu às margens do rio Parnaíba com a antiga denominação de Vila da Manga.
É na avenida beira-rio que se concentra o maior movimento social, em volta de seus bares, restaurantes, museus e espaços culturais. A antiga Usina Maria Bonita deu lugar ao Espaço Cultural Maria Bonita, dotado de peças históricas e auditório. O prédio da primeira Escola Agrícola do Brasil transformou-se no Terminal Turístico Beira-Rio, que abriga um escritório de informações, restaurante, bar e espaço para apresentações culturais. Toda essa concentração de equipamentos às margens do Parnaíba compõem um projeto de urbanização que proporciona à beira-rio uma boa infra-estrutura receptiva, com suas passarelas, áreas gramadas, e árvores frondosas.
A 30 km da cidade, rio acima, fica a região da Manga - um local pitoresco, de banho delicioso entre as pedras fincadas no meio e nas margens do rio. É um local ainda pouco explorado turisticamente, mais a população já começa a se dirigir para lá, em busca de maiores opções de lazer e descanso. Vale ressaltar também, que os ares da modernidade há muito tempo chegaram em Floriano. Um exemplo é a TV Alvorada de Floriano (única emissora de TV instalada no Interior do Piauí, e que constitui um marco na comunicação daquela região. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário